terça-feira, 31 de março de 2009

Domingo repleto de nhoque

Não poderia deixar de contar a vocês o meu domingo gastronômico regado à nhoque caseiro, carne assada e escondidinho de carne seca. Só de pensar, já me dá água na boca. Isso que provei muito bem esses pratos! Logo que acordei, a função na cozinha já estava grande. A mesa coberta de farinha e rolos de massa que eram picotados, formando o tradicional nhoque. No forno, estava o escondidinho assando. E no fogão, uma panela com a carne cortada em pedaços, e ao fundo da panela formava-se um molho na cor ferrugem. Realmente, tudo para um delicioso almoço de domingo. Após o nhoque ter sido cortado, era a hora dele entrar na panela. Uhmm..logo a delícia estava pronta e pôde ser apreciada com molho de tomate natural e a bolonhesa. Então, aí vai uma receita de nhoque caseiro postada no site Mais Você:
1 litro de leite
1/2kg de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
sal a gosto

Coloque o leite para ferver e após o ferver, adicione farinha, manteiga e o sal a gosto. Mexa até ficar uma massa firme, retire do fogo e deixe esfriar por uns 10 minutos.
Enquanto isso, coloque uma panela grande com água para ferver com sal. Passado os 10 minutos, pegue a manteiga e passe um pouco na mão e enrole a massa em forma de cobrinhas longas, depois é só cortar as bolinhas. Quando a panela estiver bem fervida, coloque o nhoque dentro para cozinhar por uns 5 minutos e escorra-o num
escorregador de massa ou com uma escumadeira. Isso feito, ele está pronto e é só servir com o molho de sua preferência.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dia do Néctar dos Deuses!


Hoje, 26 de março, comemora-se o dia do cacau. Aproveitando a data, inicio as postagens desse blog para compartilhar um pouquinho sobre as delícias e os sabores da gastronomia. Pode ser branco, preto, amargo e meio amargo, o chocolate agrada diversos paladares. Com a chegada da Páscoa, essa maravilha fica ainda mais em evidência. 26 de março é uma data bem sugestiva para celebrar a descoberta do cacau e dar início a uma “pré-Páscoa” degustando muito chocolate. Conta-se que o cacau foi descoberto pelos astecas. Com a semente do fruto, produziam uma bebida amarga. O conquistador espanhol Fernando Cortés, quando chegou ao México, em 1519, experimentou o líquido e relatou por carta ao rei Carlos V as propriedades energéticas dele. Com apenas uma taça, a pessoa recuperava a energia perdida no dia. Mas a amarga bebida dos astecas não agradou os europeus e então, foi-se adicionando especiarias, açúcar e outros condimentos. A partir daí, a bebida, tomada quente, se tornou privilégio das elites. Em seguida, o cacau começou a ser produzido em tabletes até chegar a formar o nosso maravilhoso chocolate.
Esse néctar dos deuses tem várias propriedades benéficas a saúde. O alto teor de cacau no chocolate amargo faz bem ao coração, pois aumenta o colesterol bom e possui muitos antioxidantes. É verdade também que ele acalma a ansiedade e ocasiona a felicidade. O alimento produz no cérebro a mesma resposta química que os remédios contra a ansiedade e estimula a produção de endorfina. Como tudo na vida, a ingestão do chocolate deve ser equilibrada. O ideal é consumir 30 gramas por dia. E para quem é apreciador de chocolate com caramelo e biscoito, segue a receita do Twix gigante:
2 pacotes de bolacha Maizena

1 pacote grande de balas de caramelo
2 quilos de chocolate ao leite
Derreta 1 quilo de chocolate em banho maria e coloque-o em uma forma coberta com papel manteiga, formando uma camada grossa. Em seguida, leve-o ao congelador. Derreta em banho maria as balas de caramelo e triture as bolachas. Então, despeje o caramelo em cima da forma com o chocolate e coloque as bolachas trituradas. Derreta o chocolate que sobrou e faça uns furos no recheio, para fixa-lo melhor. Espalhe todo o chocolate e deixe por uma hora o doce no congelador. Isso feito, vire-o na mesa, retire o papel manteiga e está pronto! Bom dia do cacau e comemore se deliciando com muito chocolate!