segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia da cachaça!

No dia 21 de maio foi comemorado o dia da cachaça. Para os cachaceiros de plantão, esse post é em homenagem a vocês. A bebida tem diversos sabores a serem degustados, sem falar nos nomes que são muito engraçados. A cachaça é considerada um produto genuinamente brasileiro. A minha preferida é a Xiboquinha, em que a canela e o mel estão dentre os ingredientes. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBC), o Brasil conta com mais de 40 mil produtores que detêm 4 mil marcas da bebida, sendo 99% das empresas de micro, pequeno e médio portes. O instituto também revela que o estado que mais consome a cachaça é São Paulo. Ou seja, os paulistas estão com tudo e não estão prosa!

Delfino Golfeto, proprietário da rede Água Doce Cachaçaria e especialista em cachaça, dá dicas de degustação da bebida:
- Uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. O degustador também avalia a aparência da bebida e não só o seu sabor. Em seguida, ele a cheira: o aroma deve ser agradável e dar vontade de continuar cheirando – além de despertar a vontade de saboreá-la;
- A boa cachaça deixa no copo uma oleosidade que escorre lentamente. É por isso que o cálice deve ser liso, transparente e de boca larga. A bebida queima agradavelmente na boca, “descendo bem suave”;
- No processo de degustação de várias cachaças de gradação alcoólica diferentes é importante tomar água mineral gasosa e comer pedaços de pão puro.
- A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.
- Sabe-se que a cachaça é um ótimo digestivo, sendo assim, pode ser degustada antes das refeições, como aperitivo, e depois delas, para colaborar na digestão.

Agora já sabemos um pouco mais sobre essa gostosa bebida. Só nos resta degustar, mas com moderação!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Sobremesa de todas as épocas

Com esse clima instável, fica difícil definirmos o nosso paladar. Se queremos coisas quentes ou frias. Por isso, sugiro uma sobremesa que atende a todos os gostos e pode ser apreciada em qualquer estação: o Petit Gateau. Sou meio suspeita para falar, pois a delícia é a minha preferida!
No Petit Gateau, pode-se sentir o gostoso sabor da calda de chocolate junto com o tradicional sorvete de creme. Então, já com água na boca, vamos à receita:

150 g de chocolate meio amargo (amaro da lacta, conte 21 quadradinhos)
150 g de manteiga
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
3 ovos inteiros
3 gemas


Em banho-maria, derreta a margarina e quando estiver quente, acrescente o chocolate. Também coloque as gemas, os ovos e o açúcar e mexa bem. Então, acrescente a farinha de trigo mexendo bem. Unte as forminhas com manteiga e coloque a massa. Leve ao forno por em média 8 minutos, dependendo do forno. Fique de olho, e retire assim que formar uma casquinha. Está pronto para ser servido com uma bola de sorvete de creme!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Siri gratinado

Depois de um tempinho sem postar, vamos a mais uma dica culinária. Nesse feriado estive na ilha maravilhosa Floripa, local propício para comer frutos do mar! Então, não contente em só apreciar os pratos lá, tive que trazer um pouco desses alimentos para Curitiba. Além de camarão, eu e minha mãe inovamos, levamos 1kg de carne de siri. Nunca havíamos feito nenhum prato com esse tipo de carne. O resultado foi maravilhoso! Pode ser visto pela foto ao lado. Um belíssimo siri gratinado com molho branco. E é claro que não vou deixar vocês apreciando só a foto. A receita é da minha cozinheira preferida, minha mãe, Solange Galliano. Acompanhe:





1kg de carne de siri pré-cozida
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de maizena
1/2 litro de leite
pimenta e sal a gosto
queijo parmesão ralado

Primeiramente, refogue a carne em uma panela, junto com temperos pimenta e sal. Isso feito, faça em uma outra panela, o molho branco. Coloque a margarina, o leite e a maizena e mexa até formar o molho cremoso. Então, em um pirex de vidro, coloque a carne, depois cubra com o molho, formando uma camada grossa. Para fechar o prato, espalhe bastante queiro ralado pelo prato. Depois, coloque no forno até gratinar. Agora, é só deliciar essa gostosura!