sexta-feira, 17 de abril de 2009

Friozinho com massa e vinho!


Apesar dos dias bonitos, o friozinho está se aproximando cada vez mais. E com esse clima, nada melhor que tomar um vinhozinho tinto e degustar uma massa. O meu conjunto preferido é macarrão talharim regado ao molho branco e a bebida para acompanhar: vinho tinto Cabernet Sauvignon Suave. Algo simples, mas delicioso!
A uva Cabernet Sauvignon tem sua origem em Bordeaux, na França. Quando transformada em vinho, tem sabor intenso e aroma marcante. O que colabora com essa acentuação, é que ela passa de 15 a 30 meses em barricas novas ou usadas de carvalho francês ou americano, lhe concedendo o aroma da madeira. Ideal para ser apreciado junto a uma massa. Para os fãs de macarrão, segue curiosidades sobre ele, retiradas do site Villa Borghese Empório : a origem do alimento ainda é misteriosa, mas no Brasil ele chegou no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos. O macarrão é do grupo dos alimentos energéticos, portanto recomenda-se que se consuma, diariamente, 60% do total calórico, que varia de 1800 a 2200 kcal, de alimentos ricos em carboidrato. Portanto, ele ajuda a compor um cardápio completo com fibras, vitaminas e sais minerais. Como o vinho já indiquei, apresento a seguir um receita prática do talharim ao molho branco:

1 pacote de macarrão tipo talharim
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto

Em uma panela, coloque água até a metade do recipiente, um fio de olho de soja e duas pitadas de sal. Então, coloque o macarrão e de vez em quando vá mexendo e cozinhando até chegar ao ponto ideal, em média uns 15 minutos. Enquanto isso, prepare o molho em outra panela. Coloque o leite, a manteiga, a farinha de trigo e o sal e deixe ferver. Quando isso acontecer, mexa até atingir uma textura cremosa. E está pronto!Bom final de semana a todos e boas guloseimas!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Semana do peixe

Essa semana o que mais ouvimos falar foi dos preparativos para a comemoração da Páscoa. Dois alimentos são os mais comentados e anunciados: peixe e chocolate. Como chocolate, vocês já apreciaram comigo. Deixo o comentário de hoje para o peixe. Linguado, congrio, salmão, entre outros tipos desses animais tão graciosos e gostosos são consumidos bastante durante os primeiros meses do ano, em especial na Páscoa. Segundo especialistas, o consumo do alimento pode reduzir em até 80% o risco de ataque cardíaco. A gordura do peixe é rica em ácidos gordos ômega 3, essenciais ao bom funcionamento do coração e do cérebro. É recomendável ingerir 180g por dia.
São várias combinações que podem ser feitas: peixe servido com batata e arroz, risoto de peixe, até macarrão já ganhou o alimento para dar maior consistência e sabor ao prato. Os molhos variam, mas os mais comuns são o de tomate (vermelho), o de mantega e até o bechamel (branco) tão usado em massas. Para temperar também há variedade: salsinha, pimenta, curry, limão, entre outros.
Não posso deixar de contar que final de semana passado, degustei o prato na terrinha encantada, Floripa. Minha escolha foi um linguado com alcaparras. Por isso, aí vai uma receita desse delicioso prato, retirada do site Cyber Cook:


4 filés de linguado

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de alcaparras
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino à gosto
2 colheres de sopa de salsa picadinha

Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe apurar por 30 minutos.Leve os filés para fritar na manteiga em uma frigideira grande. Quando estiverem dourados, acrescente as alcaparras, tampe a frigideira, e deixe em fogo mínimo por três minutos. Então, polvilhe salsa picadinha e sirva de imediato. Valeu, pessoal! Uma ótima páscoa pra vocês, recheada de comidas boas!