segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massinha fantástica

Massa fina com muito recheio, apetitosa e bem temperada! Foi essa sensação que tive ao degustar um prato de panquecas nesse final de semana. Espetacular, bem quentinha e coberta com molho branco. O recheio que escolhi foi salmão, que veio desfiado e ao molho vermelho. A origem das panquecas tem várias versões. A única coisa certa é que ela é muito antiga e apreciada no mundo todo. Por exemplo, os franceses a chamam de crepe.
O prato não é difícil de fazer em casa. Para os amantes de panqueca, vale a pena tentar cozinhar. A seguir, uma receita elaborada pelos 10 Pastéis por Vera Nagano com recheio de salmão, alcaparras, champignon e requeijão com molho branco.
Rendimento: 20 porções

1 colher de sopa de óleo de soja

650 g de salmão fresco cortado em cubos

Sal e pimenta do reino a gosto

100 g de cebola triturada

10 g de alho amassado

40 g de alcaparras

100 g de champignon

320 g de molho branco

400 g de requeijão cremoso

Salsinha a gosto

20 discos de massa para panqueca

Aqueça o óleo, frite a cebola e o alho, acrescente sal e pimenta do reino. Em seguida, refogue o salmão, com cuidado para evitar quebrar. Deixe dourar. Coloque o molho branco, deixe levantar fervura. Agregue o champignon, as alcaparras e a salsinha.
Montagem das panquecas:Disponha sobre cada disco uma colher de requeijão e 3 colheres do recheio. Sirva com molho branco e queijo parmesão.


Para quem não quer exercer a arte de cozinhar e sim, de degustar, sugiro o restaurante Banoffi em Curitiba (PR). O endereço é R. Itupava, 1091 – Alto da XV.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fondue: a delícia francesa

Como prometido há um bom tempo, vamos falar sobre um prato delicioso: fondue. Num frio e a dois é muito bom aprecia-lo. Costumo dizer que é praticamente um ritual. Demorado, mas vale muito a pena. Fondue é uma palavra feminina, por isso muitos falam que o correto é a fondue. Mas como estamos no Brasil e ele é um prato, não acho errado chamarmos de o fondue.
Ele nasceu na Suíça Francesa. No século XIII, povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário. Com a chegada do inverno, eles endureceram. Então, alguém teve a idéia de derreter o excedente. Para conservá-lo, adicionaram bebida alcóolica. Assim, se descobriu a delícia de fondue de queijo. Depois disso, é que veio a de carne frita no óleo. Também o de peixe e de chocolate.
Nos restaurantes, costuma-se servir a sequência de queijo, de carnes e de chocolates (preto e branco). Neste inverno ainda não apreciei a delícia, alguém me acompanha?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dia da Saúde


Hoje, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Nada melhor para celebrar o dia que comer uma boa salada, rica em diversas vitaminas necessárias ao organismo. A seguir, uma receita simples mas bem apetitosa para uma pessoa:


5 folhas de alface
1 tomate
meio pacote de torradas em cubos
meio maço de brócolis
meia cenoura ralada
meia beterraba picada
150 gramas de peito de frango
azeite de oliva, sal e orégano a gosto




Lave todas as verduras. Corte o tomate em alguns pedaços, não tão pequenos e nem muito grande. Separe o brócolis em algumas partes. Tire a casca da cenoura e rale. Tire a casca da beterraba e pique em alguns cubos não tão pequenos. Frite o peito de frango e corte em cubos. Em seguida, coloque em um recipiente fundo, coloque as folhas de alface deitadas de modo que cubra todo ele. Depois, acrescente o tomate, o brocólis, cenoura e beterraba e distribua-os de maneira sortida. Então, coloque os cubos de frango e as torradas. Feito isso, a tempere com o azeite, sal e orégano. Pronto! Uma ótima refeição mais que saudável!