segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massinha fantástica

Massa fina com muito recheio, apetitosa e bem temperada! Foi essa sensação que tive ao degustar um prato de panquecas nesse final de semana. Espetacular, bem quentinha e coberta com molho branco. O recheio que escolhi foi salmão, que veio desfiado e ao molho vermelho. A origem das panquecas tem várias versões. A única coisa certa é que ela é muito antiga e apreciada no mundo todo. Por exemplo, os franceses a chamam de crepe.
O prato não é difícil de fazer em casa. Para os amantes de panqueca, vale a pena tentar cozinhar. A seguir, uma receita elaborada pelos 10 Pastéis por Vera Nagano com recheio de salmão, alcaparras, champignon e requeijão com molho branco.
Rendimento: 20 porções

1 colher de sopa de óleo de soja

650 g de salmão fresco cortado em cubos

Sal e pimenta do reino a gosto

100 g de cebola triturada

10 g de alho amassado

40 g de alcaparras

100 g de champignon

320 g de molho branco

400 g de requeijão cremoso

Salsinha a gosto

20 discos de massa para panqueca

Aqueça o óleo, frite a cebola e o alho, acrescente sal e pimenta do reino. Em seguida, refogue o salmão, com cuidado para evitar quebrar. Deixe dourar. Coloque o molho branco, deixe levantar fervura. Agregue o champignon, as alcaparras e a salsinha.
Montagem das panquecas:Disponha sobre cada disco uma colher de requeijão e 3 colheres do recheio. Sirva com molho branco e queijo parmesão.


Para quem não quer exercer a arte de cozinhar e sim, de degustar, sugiro o restaurante Banoffi em Curitiba (PR). O endereço é R. Itupava, 1091 – Alto da XV.

Um comentário: