domingo, 25 de outubro de 2009

Dia Internacional do Macarrão

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Macarrão. Embora seja um alimento pesado para ser consumido nesta época do ano, ele pode se tornar leve, se feito sem molhos muito elaborados. Recebi em meu email esta semana uma sugestão de prato da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) – a Saladinha de Macarrão com Ratatouille.



Segue a receita:

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes
350 gramas de massa curta cozida al dente
8 colheres das de sopa de azeite de oliva
3 pimentões vermelhos cortados a gosto
1 pimenta dedo de moça pequena, bem picada
3 cebolas médias, cortadas em pétalas
2 abobrinhas italianas cortadas a gosto
1 berinjela cortada a gosto
2 dentes de alho picados
1 buquê garni (galhos de salsinha, pimenta do reino branca, galhos de tomilho, sementes de erva doce e folhas de louro)
sal e pimenta-do-reino a gosto
250 gramas de tomatinho cereja cortados a gosto
100 gramas de azeitona preta sem caroço (opcional)
Sal à gosto
caldo de 1 limão cravo
½ xícara das de chá de folhas de hortelã fresca bem picadas
2 colheres das de sopa de salsinha picada a gosto
50 gramas de uva passa preta (opcional)

Modo de preparo
Comece fritando os legumes separadamente. Primeiro, frite o pimentão e a pimenta em um fio de azeite. Quando estiver al dente retire do fogo e reserve. Faça a mesma coisa com a cebola, frite em um fio de azeite até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve. Repita o procedimento com a abobrinha e com a berinjela.

Depois de fritar todos os legumes separadamente, em uma panela grande, coloque o azeite de oliva, o alho picado e acrescente os tomates, as azeitonas, o buque garni para refogar. Deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Feito isso, coloque todos os legumes reservados, misture e tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Quando estiver cozido, misture a massa, a salsinha, o limão e a hortelã. Leve à geladeira por 4 horas ou mais. Retire o buque garni e sirva com pão italiano. O prato pode ser servido quente ou frio.

História
O Dia Mundial do Macarrão nasceu em Roma durante a realização do 1º Congresso Mundial de Pasta em 1995. Segundo a Abima, desde então, a data (25 de outubro) passou a fazer parte do calendário promocional do varejo em diversos países. No Brasil, o setor de massas alimentícias obteve um faturamento de R$ 5 bilhões em 2008. O País é o terceiro maior consumidor de macarrão do planeta, com média per capita de 6,4 quilos e produção de 1,3 milhão de toneladas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário