segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Peixe assado na grelha do Parú!

Final de semana passado estive na bela ilha Florianópolis e tive o prazer de degustar um excelente peixe assado na grelha feito na Toca do Parú. O restaurante é literalmente uma “toca”, porém as mesas ficam ao ar livre, na areia, na beira do mar. O conjunto faz você, além de saborear um prato divino, se deleitar com a maravilhosa paisagem. Pelo restaurante, já passaram diversas personalidades. Na “toca” se esconde o dono do local, o Parú. Sua especialidade é a Tainha assada na grelha (foto), servida ao molho especial de alcaparras. Vale a pena conferir! A Toca do Parú fica em Itaguaçú.

domingo, 25 de outubro de 2009

Dia Internacional do Macarrão

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Macarrão. Embora seja um alimento pesado para ser consumido nesta época do ano, ele pode se tornar leve, se feito sem molhos muito elaborados. Recebi em meu email esta semana uma sugestão de prato da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) – a Saladinha de Macarrão com Ratatouille.



Segue a receita:

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes
350 gramas de massa curta cozida al dente
8 colheres das de sopa de azeite de oliva
3 pimentões vermelhos cortados a gosto
1 pimenta dedo de moça pequena, bem picada
3 cebolas médias, cortadas em pétalas
2 abobrinhas italianas cortadas a gosto
1 berinjela cortada a gosto
2 dentes de alho picados
1 buquê garni (galhos de salsinha, pimenta do reino branca, galhos de tomilho, sementes de erva doce e folhas de louro)
sal e pimenta-do-reino a gosto
250 gramas de tomatinho cereja cortados a gosto
100 gramas de azeitona preta sem caroço (opcional)
Sal à gosto
caldo de 1 limão cravo
½ xícara das de chá de folhas de hortelã fresca bem picadas
2 colheres das de sopa de salsinha picada a gosto
50 gramas de uva passa preta (opcional)

Modo de preparo
Comece fritando os legumes separadamente. Primeiro, frite o pimentão e a pimenta em um fio de azeite. Quando estiver al dente retire do fogo e reserve. Faça a mesma coisa com a cebola, frite em um fio de azeite até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve. Repita o procedimento com a abobrinha e com a berinjela.

Depois de fritar todos os legumes separadamente, em uma panela grande, coloque o azeite de oliva, o alho picado e acrescente os tomates, as azeitonas, o buque garni para refogar. Deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Feito isso, coloque todos os legumes reservados, misture e tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Quando estiver cozido, misture a massa, a salsinha, o limão e a hortelã. Leve à geladeira por 4 horas ou mais. Retire o buque garni e sirva com pão italiano. O prato pode ser servido quente ou frio.

História
O Dia Mundial do Macarrão nasceu em Roma durante a realização do 1º Congresso Mundial de Pasta em 1995. Segundo a Abima, desde então, a data (25 de outubro) passou a fazer parte do calendário promocional do varejo em diversos países. No Brasil, o setor de massas alimentícias obteve um faturamento de R$ 5 bilhões em 2008. O País é o terceiro maior consumidor de macarrão do planeta, com média per capita de 6,4 quilos e produção de 1,3 milhão de toneladas por ano.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Salmão com alcaparras: Simples e Gostoso!

O consumo de peixes no Brasil ainda é considerado baixo, se comparado ao de outros países. Sem resistir a uma carne suculenta, o Sul têm ainda menos costume de degustar peixe. Segundo estudo do IBGE, os brasileiros consomem apenas sete quilos por habitante ao ano. Mas é bom repensar nesse hábito e apostar mais no peixe, pois além de ser saudável, eles não estão na mira da inflação e tiveram até queda de preço. Outro benefício é em relação às gorduras. De acordo o IBGE, enquanto o peixe e os frutos do mar têm, em média, 0,72 gramas de gordura, a carne de boi tem 15,8 gramas. No caso do frango e a carne de porco, esse número aumenta ainda mais. A carne do peixe é rica em ferro, cobre, zinco e nas vitaminas B6 e B12, combatendo a anemia. Outra propriedade importante é a riqueza em ômega 3, encontrada em maior quantidade nos peixes de água fria, como o salmão, truta e o atum. A substância previne e reduz os riscos de doenças cardiovasculares, além de colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico. O meu peixe preferido é o salmão. Carne saborosa e muito nutritiva, podendo ser degustada de várias maneiras. A seguir, uma maneira não muito demorada e fácil de saborear o salmão com alcaparras. Receita para duas pessoas.

1 kg de salmão

Sal a gosto

1 vidro de alcaparras

Primeiramente, com o peixe já descongelado, asse no forno médio por cerca de 45 minutos. Se quiser, para dourar, passe manteiga na parte de cima do salmão. Não exagere na manteiga, passe apenas uma camada fina. Ao assar, retire do forno e espalhe as alcaparras. Para quem gosta bem salgado,pode espalhar uma pitada de sal pelo peixe. Se não, a água da alcaparras já é suficiente. Está pronto para ser consumido! Caso queira um acompanhamento, arroz com molho branco é uma boa pedida!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Doce mais que desejado

Uma verdadeira delícia. Quanto mais se prova, mais queremos repetir. Leve, mas com sabor inigualável. O pudim de leite condensado é assim. Sem falar que é apetitoso para qualquer estação e qualquer momento, seja no jantar ou no almoço.
O ideal é ele ficar não muito mole e nem muito duro, mas formar aquela camada marrom e a calda ao fundo do prato. Para quem não sabe, o prato de pudim deve ser aquele com furo no meio. Então, sem muitas delongas, vamos a receita tirada da família Galliano:

2 latas de leite consensado
2 latas de leite integral
4 ovos inteiros
açúcar para caramelizar a forma

Primeiro, caramelize a forma e deixe a parte. Então, bata no liquidificador todos os ingredientes e despeje na forma. Em seguida, coloque pra assar em forno médio e em banho Maria durante uma hora coberto com papel alumínio e mais 10 minutos descoberto pra finalizar. Espere esfriar e desenforme em um outro prato com muito cuidado para ele não quebrar.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Massinha fantástica

Massa fina com muito recheio, apetitosa e bem temperada! Foi essa sensação que tive ao degustar um prato de panquecas nesse final de semana. Espetacular, bem quentinha e coberta com molho branco. O recheio que escolhi foi salmão, que veio desfiado e ao molho vermelho. A origem das panquecas tem várias versões. A única coisa certa é que ela é muito antiga e apreciada no mundo todo. Por exemplo, os franceses a chamam de crepe.
O prato não é difícil de fazer em casa. Para os amantes de panqueca, vale a pena tentar cozinhar. A seguir, uma receita elaborada pelos 10 Pastéis por Vera Nagano com recheio de salmão, alcaparras, champignon e requeijão com molho branco.
Rendimento: 20 porções

1 colher de sopa de óleo de soja

650 g de salmão fresco cortado em cubos

Sal e pimenta do reino a gosto

100 g de cebola triturada

10 g de alho amassado

40 g de alcaparras

100 g de champignon

320 g de molho branco

400 g de requeijão cremoso

Salsinha a gosto

20 discos de massa para panqueca

Aqueça o óleo, frite a cebola e o alho, acrescente sal e pimenta do reino. Em seguida, refogue o salmão, com cuidado para evitar quebrar. Deixe dourar. Coloque o molho branco, deixe levantar fervura. Agregue o champignon, as alcaparras e a salsinha.
Montagem das panquecas:Disponha sobre cada disco uma colher de requeijão e 3 colheres do recheio. Sirva com molho branco e queijo parmesão.


Para quem não quer exercer a arte de cozinhar e sim, de degustar, sugiro o restaurante Banoffi em Curitiba (PR). O endereço é R. Itupava, 1091 – Alto da XV.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fondue: a delícia francesa

Como prometido há um bom tempo, vamos falar sobre um prato delicioso: fondue. Num frio e a dois é muito bom aprecia-lo. Costumo dizer que é praticamente um ritual. Demorado, mas vale muito a pena. Fondue é uma palavra feminina, por isso muitos falam que o correto é a fondue. Mas como estamos no Brasil e ele é um prato, não acho errado chamarmos de o fondue.
Ele nasceu na Suíça Francesa. No século XIII, povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário. Com a chegada do inverno, eles endureceram. Então, alguém teve a idéia de derreter o excedente. Para conservá-lo, adicionaram bebida alcóolica. Assim, se descobriu a delícia de fondue de queijo. Depois disso, é que veio a de carne frita no óleo. Também o de peixe e de chocolate.
Nos restaurantes, costuma-se servir a sequência de queijo, de carnes e de chocolates (preto e branco). Neste inverno ainda não apreciei a delícia, alguém me acompanha?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dia da Saúde


Hoje, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Nada melhor para celebrar o dia que comer uma boa salada, rica em diversas vitaminas necessárias ao organismo. A seguir, uma receita simples mas bem apetitosa para uma pessoa:


5 folhas de alface
1 tomate
meio pacote de torradas em cubos
meio maço de brócolis
meia cenoura ralada
meia beterraba picada
150 gramas de peito de frango
azeite de oliva, sal e orégano a gosto




Lave todas as verduras. Corte o tomate em alguns pedaços, não tão pequenos e nem muito grande. Separe o brócolis em algumas partes. Tire a casca da cenoura e rale. Tire a casca da beterraba e pique em alguns cubos não tão pequenos. Frite o peito de frango e corte em cubos. Em seguida, coloque em um recipiente fundo, coloque as folhas de alface deitadas de modo que cubra todo ele. Depois, acrescente o tomate, o brocólis, cenoura e beterraba e distribua-os de maneira sortida. Então, coloque os cubos de frango e as torradas. Feito isso, a tempere com o azeite, sal e orégano. Pronto! Uma ótima refeição mais que saudável!

domingo, 12 de julho de 2009

Dia da Pizza


Dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza! Essa deliciosa massa apreciada por muito brasileiros tem essa data para homenageá-la. Os paulistas são os maiores fãs do prato italiano. São Paulo é conhecida como capital mundial da pizza, pois são devoradas todos os dias 1,49 milhão de pizza. Os dados são da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo.
Hoje, os sabores são os mais variados. Doces, salgados ou os dois misturados. Tem até pizza quadrada. Tudo indica que o prato existe há mais de 6.000 anos, quando os hebreus e egípcios saboreavam uma mistura de trigo e água chamada O Pão de Abrahão. É o que mostra o site da Pizzaria Terra Nostra. Desde então, a descoberta foi sendo encrementada e adaptada. O primeiro povo que se apaixonou e aderiu ao prato foi o italiano, na cidade de Nápoles. Não é a troco que a primeira pizzaria foi aberta lá em 1830 com o nome de Port'Alba. Ela era ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época.
Sou fã número 1 dessa delícia, mas a boa mesmo é aquela que sai quentinha do forno a lenha. Por isso, hoje não passarei nenhuma receita, apenas endereços de pizzarias que considero excepcionais em Curitiba (PR). São elas:

Baggio – Rua Salustiano Cordeiro, 14 – Água Verde
Di Piu - Rua Padre Anchieta, 1425 – Champagnat
Avenida Paulista - Rua Emiliano Perneta, 680 – Centro
Pizza Hut - Rua Benjamin Lins, 711 - Batel

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O velho e bom chimarrão!


A tradição gaúcha de tomar um “mate” é uma boa pedida nesse friozinho. Quem gosta de chá, vai apreciar e pegar o costume. O chimarrão tem toda uma técnica para fazer. Primeiro, coloca-se erva na cuia e com um papel ou uma tampa, vira a cuia, deixando a erva de ladinho. A água quente, e não fervida, coloca no lado que está sem a erva até a boca. Então, coloca-se a bomba e está pronto para iniciar a roda de chimarrão. Enquanto toma-se o chimarrão, as pessoas conversam e descontraem. É verdadeiro relax, quase uma terapia em grupo!
Além de fazer bem para a alma, a erva-mate é ótima para a saúde. Ela é formada por
alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose) e lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas).
Além de ser praticamente completo, o chimarrão estimula a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. A ação estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais, como a insônia e irritabilidade. O chimarrão também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Além disso, ele facilita também a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerado um ótimo remédio para pele e regulador das funções do coração e da respiração. A bebida elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga. A erva-mate também contém altas proporções de vitamina E que regula as funções sexuais e ajuda na melhora da pele.
Então, como todos esses benefícios, não resista a esse costume gaúcho e experimente!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia da cachaça!

No dia 21 de maio foi comemorado o dia da cachaça. Para os cachaceiros de plantão, esse post é em homenagem a vocês. A bebida tem diversos sabores a serem degustados, sem falar nos nomes que são muito engraçados. A cachaça é considerada um produto genuinamente brasileiro. A minha preferida é a Xiboquinha, em que a canela e o mel estão dentre os ingredientes. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBC), o Brasil conta com mais de 40 mil produtores que detêm 4 mil marcas da bebida, sendo 99% das empresas de micro, pequeno e médio portes. O instituto também revela que o estado que mais consome a cachaça é São Paulo. Ou seja, os paulistas estão com tudo e não estão prosa!

Delfino Golfeto, proprietário da rede Água Doce Cachaçaria e especialista em cachaça, dá dicas de degustação da bebida:
- Uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. O degustador também avalia a aparência da bebida e não só o seu sabor. Em seguida, ele a cheira: o aroma deve ser agradável e dar vontade de continuar cheirando – além de despertar a vontade de saboreá-la;
- A boa cachaça deixa no copo uma oleosidade que escorre lentamente. É por isso que o cálice deve ser liso, transparente e de boca larga. A bebida queima agradavelmente na boca, “descendo bem suave”;
- No processo de degustação de várias cachaças de gradação alcoólica diferentes é importante tomar água mineral gasosa e comer pedaços de pão puro.
- A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.
- Sabe-se que a cachaça é um ótimo digestivo, sendo assim, pode ser degustada antes das refeições, como aperitivo, e depois delas, para colaborar na digestão.

Agora já sabemos um pouco mais sobre essa gostosa bebida. Só nos resta degustar, mas com moderação!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Sobremesa de todas as épocas

Com esse clima instável, fica difícil definirmos o nosso paladar. Se queremos coisas quentes ou frias. Por isso, sugiro uma sobremesa que atende a todos os gostos e pode ser apreciada em qualquer estação: o Petit Gateau. Sou meio suspeita para falar, pois a delícia é a minha preferida!
No Petit Gateau, pode-se sentir o gostoso sabor da calda de chocolate junto com o tradicional sorvete de creme. Então, já com água na boca, vamos à receita:

150 g de chocolate meio amargo (amaro da lacta, conte 21 quadradinhos)
150 g de manteiga
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
3 ovos inteiros
3 gemas


Em banho-maria, derreta a margarina e quando estiver quente, acrescente o chocolate. Também coloque as gemas, os ovos e o açúcar e mexa bem. Então, acrescente a farinha de trigo mexendo bem. Unte as forminhas com manteiga e coloque a massa. Leve ao forno por em média 8 minutos, dependendo do forno. Fique de olho, e retire assim que formar uma casquinha. Está pronto para ser servido com uma bola de sorvete de creme!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Siri gratinado

Depois de um tempinho sem postar, vamos a mais uma dica culinária. Nesse feriado estive na ilha maravilhosa Floripa, local propício para comer frutos do mar! Então, não contente em só apreciar os pratos lá, tive que trazer um pouco desses alimentos para Curitiba. Além de camarão, eu e minha mãe inovamos, levamos 1kg de carne de siri. Nunca havíamos feito nenhum prato com esse tipo de carne. O resultado foi maravilhoso! Pode ser visto pela foto ao lado. Um belíssimo siri gratinado com molho branco. E é claro que não vou deixar vocês apreciando só a foto. A receita é da minha cozinheira preferida, minha mãe, Solange Galliano. Acompanhe:





1kg de carne de siri pré-cozida
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de maizena
1/2 litro de leite
pimenta e sal a gosto
queijo parmesão ralado

Primeiramente, refogue a carne em uma panela, junto com temperos pimenta e sal. Isso feito, faça em uma outra panela, o molho branco. Coloque a margarina, o leite e a maizena e mexa até formar o molho cremoso. Então, em um pirex de vidro, coloque a carne, depois cubra com o molho, formando uma camada grossa. Para fechar o prato, espalhe bastante queiro ralado pelo prato. Depois, coloque no forno até gratinar. Agora, é só deliciar essa gostosura!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Friozinho com massa e vinho!


Apesar dos dias bonitos, o friozinho está se aproximando cada vez mais. E com esse clima, nada melhor que tomar um vinhozinho tinto e degustar uma massa. O meu conjunto preferido é macarrão talharim regado ao molho branco e a bebida para acompanhar: vinho tinto Cabernet Sauvignon Suave. Algo simples, mas delicioso!
A uva Cabernet Sauvignon tem sua origem em Bordeaux, na França. Quando transformada em vinho, tem sabor intenso e aroma marcante. O que colabora com essa acentuação, é que ela passa de 15 a 30 meses em barricas novas ou usadas de carvalho francês ou americano, lhe concedendo o aroma da madeira. Ideal para ser apreciado junto a uma massa. Para os fãs de macarrão, segue curiosidades sobre ele, retiradas do site Villa Borghese Empório : a origem do alimento ainda é misteriosa, mas no Brasil ele chegou no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos. O macarrão é do grupo dos alimentos energéticos, portanto recomenda-se que se consuma, diariamente, 60% do total calórico, que varia de 1800 a 2200 kcal, de alimentos ricos em carboidrato. Portanto, ele ajuda a compor um cardápio completo com fibras, vitaminas e sais minerais. Como o vinho já indiquei, apresento a seguir um receita prática do talharim ao molho branco:

1 pacote de macarrão tipo talharim
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto

Em uma panela, coloque água até a metade do recipiente, um fio de olho de soja e duas pitadas de sal. Então, coloque o macarrão e de vez em quando vá mexendo e cozinhando até chegar ao ponto ideal, em média uns 15 minutos. Enquanto isso, prepare o molho em outra panela. Coloque o leite, a manteiga, a farinha de trigo e o sal e deixe ferver. Quando isso acontecer, mexa até atingir uma textura cremosa. E está pronto!Bom final de semana a todos e boas guloseimas!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Semana do peixe

Essa semana o que mais ouvimos falar foi dos preparativos para a comemoração da Páscoa. Dois alimentos são os mais comentados e anunciados: peixe e chocolate. Como chocolate, vocês já apreciaram comigo. Deixo o comentário de hoje para o peixe. Linguado, congrio, salmão, entre outros tipos desses animais tão graciosos e gostosos são consumidos bastante durante os primeiros meses do ano, em especial na Páscoa. Segundo especialistas, o consumo do alimento pode reduzir em até 80% o risco de ataque cardíaco. A gordura do peixe é rica em ácidos gordos ômega 3, essenciais ao bom funcionamento do coração e do cérebro. É recomendável ingerir 180g por dia.
São várias combinações que podem ser feitas: peixe servido com batata e arroz, risoto de peixe, até macarrão já ganhou o alimento para dar maior consistência e sabor ao prato. Os molhos variam, mas os mais comuns são o de tomate (vermelho), o de mantega e até o bechamel (branco) tão usado em massas. Para temperar também há variedade: salsinha, pimenta, curry, limão, entre outros.
Não posso deixar de contar que final de semana passado, degustei o prato na terrinha encantada, Floripa. Minha escolha foi um linguado com alcaparras. Por isso, aí vai uma receita desse delicioso prato, retirada do site Cyber Cook:


4 filés de linguado

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de alcaparras
Suco de 1 limão
Sal e pimenta do reino à gosto
2 colheres de sopa de salsa picadinha

Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe apurar por 30 minutos.Leve os filés para fritar na manteiga em uma frigideira grande. Quando estiverem dourados, acrescente as alcaparras, tampe a frigideira, e deixe em fogo mínimo por três minutos. Então, polvilhe salsa picadinha e sirva de imediato. Valeu, pessoal! Uma ótima páscoa pra vocês, recheada de comidas boas!

terça-feira, 31 de março de 2009

Domingo repleto de nhoque

Não poderia deixar de contar a vocês o meu domingo gastronômico regado à nhoque caseiro, carne assada e escondidinho de carne seca. Só de pensar, já me dá água na boca. Isso que provei muito bem esses pratos! Logo que acordei, a função na cozinha já estava grande. A mesa coberta de farinha e rolos de massa que eram picotados, formando o tradicional nhoque. No forno, estava o escondidinho assando. E no fogão, uma panela com a carne cortada em pedaços, e ao fundo da panela formava-se um molho na cor ferrugem. Realmente, tudo para um delicioso almoço de domingo. Após o nhoque ter sido cortado, era a hora dele entrar na panela. Uhmm..logo a delícia estava pronta e pôde ser apreciada com molho de tomate natural e a bolonhesa. Então, aí vai uma receita de nhoque caseiro postada no site Mais Você:
1 litro de leite
1/2kg de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
sal a gosto

Coloque o leite para ferver e após o ferver, adicione farinha, manteiga e o sal a gosto. Mexa até ficar uma massa firme, retire do fogo e deixe esfriar por uns 10 minutos.
Enquanto isso, coloque uma panela grande com água para ferver com sal. Passado os 10 minutos, pegue a manteiga e passe um pouco na mão e enrole a massa em forma de cobrinhas longas, depois é só cortar as bolinhas. Quando a panela estiver bem fervida, coloque o nhoque dentro para cozinhar por uns 5 minutos e escorra-o num
escorregador de massa ou com uma escumadeira. Isso feito, ele está pronto e é só servir com o molho de sua preferência.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Dia do Néctar dos Deuses!


Hoje, 26 de março, comemora-se o dia do cacau. Aproveitando a data, inicio as postagens desse blog para compartilhar um pouquinho sobre as delícias e os sabores da gastronomia. Pode ser branco, preto, amargo e meio amargo, o chocolate agrada diversos paladares. Com a chegada da Páscoa, essa maravilha fica ainda mais em evidência. 26 de março é uma data bem sugestiva para celebrar a descoberta do cacau e dar início a uma “pré-Páscoa” degustando muito chocolate. Conta-se que o cacau foi descoberto pelos astecas. Com a semente do fruto, produziam uma bebida amarga. O conquistador espanhol Fernando Cortés, quando chegou ao México, em 1519, experimentou o líquido e relatou por carta ao rei Carlos V as propriedades energéticas dele. Com apenas uma taça, a pessoa recuperava a energia perdida no dia. Mas a amarga bebida dos astecas não agradou os europeus e então, foi-se adicionando especiarias, açúcar e outros condimentos. A partir daí, a bebida, tomada quente, se tornou privilégio das elites. Em seguida, o cacau começou a ser produzido em tabletes até chegar a formar o nosso maravilhoso chocolate.
Esse néctar dos deuses tem várias propriedades benéficas a saúde. O alto teor de cacau no chocolate amargo faz bem ao coração, pois aumenta o colesterol bom e possui muitos antioxidantes. É verdade também que ele acalma a ansiedade e ocasiona a felicidade. O alimento produz no cérebro a mesma resposta química que os remédios contra a ansiedade e estimula a produção de endorfina. Como tudo na vida, a ingestão do chocolate deve ser equilibrada. O ideal é consumir 30 gramas por dia. E para quem é apreciador de chocolate com caramelo e biscoito, segue a receita do Twix gigante:
2 pacotes de bolacha Maizena

1 pacote grande de balas de caramelo
2 quilos de chocolate ao leite
Derreta 1 quilo de chocolate em banho maria e coloque-o em uma forma coberta com papel manteiga, formando uma camada grossa. Em seguida, leve-o ao congelador. Derreta em banho maria as balas de caramelo e triture as bolachas. Então, despeje o caramelo em cima da forma com o chocolate e coloque as bolachas trituradas. Derreta o chocolate que sobrou e faça uns furos no recheio, para fixa-lo melhor. Espalhe todo o chocolate e deixe por uma hora o doce no congelador. Isso feito, vire-o na mesa, retire o papel manteiga e está pronto! Bom dia do cacau e comemore se deliciando com muito chocolate!